terça-feira, 26 de julho de 2011

Peculiaridades do mercado imobiliário no litoral


Fui questionado por um cliente sobre o motivo de haver tanto imóvel a venda na região das praias... segundo ele "em todas as ruas há uma casa a venda"... mas por que?

O mercado imobiliário do litoral é totalmente diferente do urbano. Em todas as praias você encontrará inúmeras opções de imóveis a venda pela razão simples e imediata na explicação: Uma família tem seu carro, sua casa de moradia na cidade e sua casa de lazer na praia. Num momento de situação financeira delicada ou quando é necessário gerar receita, a casa de praia é a primeira a ser vendida, antes do carro que serve a família no dia a dia ou da casa de moradia na cidade. O imóvel de praia é complemento, menos necessário e por isso rapidamente vendido no "aperto".

Balneário Camboriú, referência em setor imobiliário em nossa região segue o mesmo raciocínio e assim como outros exemplos espalhados. E esse fato também ocorre no campo. Cidade como Campos do Jordão/ SP, por exemplo, também possui uma quantidade enorme de oferta de imóveis, sendo absolutamente normal também.

Importante citar uma determinada família a qual comprou uma casa de praia. Todos felizes, e alguns anos depois o empresário precisou de receita para aplicar na sua empresa e vendeu sua casa. Por espanto nosso no último ano voltaram a nos procurar e adquiriram novamente um apartamento e estão felizes com seu "cantinho de férias" assegurado novamente. Outro caso também que reflete essa idéia é um rapaz que chegou a oferecer seu imóvel a venda por necessidade financeira, mas conseguiu se restabelecer e poucos meses atrás adquiriu um novo terreno para aumentar a área de lazer daquela casa que quase foi posta a venda.

O mercado imobiliário de litoral é peculiar, é único. O mercado imobiliário no litoral segue regras próprias, têm níveis de valorização próprios e de nada pode ser comparado ao mercado imobiliário de Joinville, Curitiba, São Paulo ou outros centros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário