quinta-feira, 7 de julho de 2011

Supervalorizar para captar?

                No atual mercado imobiliário das regiões das praias de São Francisco do Sul esta prática é (infelizmente) comum. Poderia ficar extremamente feliz em saber que a concorrência está assinando seus atestados de incompetência e auto fechando suas portas gradativamente, mas não... Fico extremamente triste em saber que maus profissionais mancham a classe levando isso como uma estratégia de mercado. Dá certo? Ainda não sei, mas eu não arrisco.   
                Não foi uma, nem duas vezes que ocorreu: faz-se uma avaliação minuciosa, com cálculos e fundamentos teóricos onde são perdidos horas e quando se entrega o resultado da avaliação para o proprietário vem à sonora resposta: “mas a imobiliária fulana avaliou em 2x”. O que faço? Aconselho colocar a placa desta imobiliária em um local onde não atrapalhe, pois ficará um bom tempo ali!  
                Nada melhor que citar exemplos: em certo momento tinha opção de venda de um lote de terreno numa boa região da praia da Enseada em São Francisco do Sul, preço de acordo com o mercado e vários interessados e mesmo assim quase encerrou o prazo da opção,  fechando negócio em sessenta mil reais, para felicidade do proprietário e meu sentimento de dever cumprido. Aproximadamente trinta dias depois surge uma placa no lote de terreno ao lado deste que havíamos negociado. O valor? Cento e vinte mil reais e uma placa até hoje no meio do mato!
                Pensemos também em uma colocação que, por orgulho, meu pai Paulo Carvalho sempre dá a seus clientes: “Que carro o senhor tem? Ele custa quanto? Cinqüenta mil reais... quer vender ele por R$ 75.000,00? Claro que ele vai aceitar na hora, mas o problema será vender! Pensar em supervalorizar um imóvel é mais ou menos isso: captará o imóvel, colocará placa, investirá em mídia, receberá muita ligação, mas nenhuma proposta concreta para venda, exatamente o contrário do interesse do proprietário do imóvel e da imobiliária. Claro que falando em carro há a base de tabelas econômicas que pré-definem o valor. E o imóvel, o que regula o valor? O mercado imobiliário, o real mercado de compra e venda de imóvel.
                E agora eu continuo me perguntando? Qual a vantagem de supervalorizar? Foi-se o tempo onde o cliente era ingênuo. O fácil acesso a informação faz com que ele saiba o valor de todos os imóveis que estão para vender na região e ele comprará um imóvel claramente acima do valor. E aquelas imobiliárias que supervalorizam? Ficam com a fama: “aquela loja é muito cara, nem vai lá!”.  
                Desta forma... Poderia ficar extremamente feliz em saber que a concorrência está assinando seus atestados de incompetência e auto fechando suas portas gradativamente, mas não...
               

2 comentários:

  1. Olá amigos...
    Infelizmente essa é uma prática que ocorre em quase todos os lugares, mas o acesso a informação está ficando cada vez mais fácil e logo as pessoas vão entender que valor comercial é uma coisa, valor para agradar o cliente é outra...
    Quero aproveitar o ensejo para sugerir a formação de um grupo ou uma rede de imobiliárias e corretores, onde possamos discutir assuntos como este e lutar por nossos direitos.
    Um abraço e boa sorte no Blog Felipe

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